BA: 100 mil pessoas atendem chamado dos artistas e gritam “Fora Temer” no Farol da Barra

"O que pode salvar o Brasil é a união pelas Eleições Diretas”, diz Cedro Silva, da CUT-BA.

Autor: Thais Tosta
Contato: Notícias Já

Um dos maiores cartões postais da Bahia ficou pequeno para aglutinar um verdadeiro mar de pessoas no Farol da Barra, neste domingo (11/06), em Salvador. Artistas consagrados no cenário nacional e internacional se uniram as centrais sindicais e mais de 80 mil trabalhadores baianos para exigir a saída do presidente Michel Temer e clamar por eleições diretas no país.

O ato político-cultural convocado por artistas baianos foi organizado pela Frente Brasil Popular, CUT e demais centrais sindicais e foi iniciado a partir das 15h, ocupando toda área do Farol da Barra e Av. Oceânica, entrou pela noite de domingo com a participação de artistas como Daniela Mercury, a banda Baiana System, Márcia Castro, Larissa Luz e o maestro Carlos Prazeres, da Osba Geronimo , Margareth Menezes, Márcia Castro, Mano Góes, Gerônimo, Zelito Miranda, Pedro de Rosa Morais e mais de 30 cantores e atores (consagrados e anônimos), que se revezavam no palco para transmitir a voz do coletivo : Diretas Já e Fora Temer!

O ato teve repercussão nacional, sendo transmitido ao vivo para milhares de internautas através do facebook pelo Mídia Ninja, tendo alcançado repercussão imediata em todo o país, pelo número de pessoas alcançadas através das mais de 6 horas de transmissão ao vivo.

A Bahia é considerada como um dos estados com mais adesão dos artistas em defesa das eleições diretas em todo o pais.

Durante coletiva de imprensa concedida no local do ato, a cantora Daniela Mercury classificou a união dos artistas nesta manifestação como “importantíssima” e avaliou: “A gente está vivendo um estado de exceção, e precisamos iluminar essa rua com democracia. É o que a gente deseja para nós”.

A atriz Tânia Tôko também foi ao ato e falou sobre a importância da adesão dos artistas pelas eleições diretas: “Com tantas delações, provas, tanto roubo, se os artistas podem contribuir de alguma forma, com certeza estaremos presentes, falando que está errado, pedindo que as pessoas não parem, não desistam de ter um país melhor”, disse.

O ato reuniu além de artistas, lideranças de movimentos sociais, partidos políticos e parlamentares em todo o estado. Os organizadores avaliaram o ato como “um sucesso” sendo considerado como um dos mais ricos pelo seu conteúdo e presença espontânea de pessoas.

Parlamentares presentes no evento entraram em consenso no que diz respeito a força da mobilização popular, reforçando que só através de grandes mobilizações populares será possível mobilizar o Congresso a aprovar a PEC das eleições diretas em caso de saída de Temer.

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) compareceu ao Farol, gritou “Fora Temer” e fez um discurso critico à Câmara. “Funciona na contramão dos interesses populares. Foi uma Câmara na qual as posições se inverteram e artificialmente, sob a batuta de Eduardo Cunha, trocaram-se os sinais. O que era maioria virou minoria. E essa maioria de hoje, ligada a Temer, impõe as reformas liberais e impõe uma agenda que não foi a que o povo elegeu em 2014 com Dilma”, apontou.

Nomes como Wagner Moura, Lazaro ramos, Jorge Washington revezaram-se durante toda a semana nas redes sociais pedindo participação da população no evento. Organizadores afirmaram que grande parte da adesão popular no evento deste domingo, foi fruto da própria relação de confiança entre os artistas e seus públicos. “Eu vi o Wagner Moura convocando no meu face, depois vi a Daniela e outros artistas, avaliei que seria um ato sério e quis vir. Compareci e acredito que alguém precisa ouvir tantas vozes. É muita gente insatisfeita, chocada com as coisas que estão fazendo com o nosso pais”, disse Joseane Dantas.

Margareth Menezes destacou que a política precisa ser renovada e, em tom de protesto, fez um pedido : “O meu pedido é a gente acabar com a corrupção no nosso país e termos coragem de se renovar perante a vida, perante o novo. São milhares e milhares de coisas prejudicadas por causa dessa corrupção, dessa falta de oportunidade, dos princípios básicos que todo ser humano precisa, que é trabalho, saúde e educação. Os cidadãos estão de saco cheio da política brasileira”, a cantora também destacou a importância da participação popular: “Todos precisam sentir-se responsáveis por isso. Então eu que estou aqui, todos vocês que estão aqui também, todas as pessoas que estão do lado de fora, precisam se manifestar. Isso não funciona assim, tem que ser uma luta de todos. Quem transforma é o cidadão”, conclamou.

A atividade contou também com a participação de dezenas de apresentações culturais, exibição de artes, cartazes, faixas e caricaturas que descreviam o atual cenário político brasileiro de forma bem humorada.

Sindicatos filiados- Democracia e Unidade

A democracia representativa e participativa é essencial para a unidade e a luta da classe trabalhadora e do movimento sindical.

É com esse compromisso que os sindicatos filiados CUTistas tem se empenhado e participado ativamente dos embates políticos, definição das pautas da central e da vida da entidade.

Os sindicatos Cutistas destacaram-se na participação do ato também neste domingo. De acordo com Cedro Silva, todos os movimentos de rua pós- golpe só foram possíveis porque a CUT é composta de “moléculas” que nunca poderão ser desaglutinadas: “Nós somos a CUT, somos nós que representamos a CUT no estado, somos partículas dessa célula chamada mundo do trabalho, mola propulsora do mundo e estamos todos integrados para a retomada da democracia e crescimento econômico no pais. Nossos sindicatos estão de parabéns pela adesão em mais esta luta”, parabenizou.

O Sindipetro Bahia participou do evento e destacou a posição dos Petroleiros na luta pelas diretas: “Já chegou ao limite e nós trabalhadores já estamos sofrendo as conseqüências. Então, o Sindipetro Bahia, junto com seus associados e sua militância, está aqui na Barra pedindo fora temer e diretas já. É a solução para o momento que nosso país está passando”, explica Gilson Sampaio, presidente administrativo do sindicato.
 

Fique atento- Ainda não acabou…

Quem foi ao Farol da Barra gritar “Fora Temer” neste domingo, pode esperar um mês de muitas ações e atividades promovidas pela Frente Brasil Popular em parceria com as centrais sindicais.

A semana já começa agitada com o lançamento amanhã (12.06), do PPE ( Plano Popular de Emergência) na Bahia. O Plano, idealizado pela Frente Brasil Popular assumirá o compromisso de dar tratamento adequado as ações de desmonte do estado, envolvendo a sociedade nas discussões e decisões dos rumos políticos e econômicos do pais.

Já no dia (20/06), haverá o “ esquenta” da Greve Geral prevista para acontecer no dia 30 de junho. É nesta data que as centrais sindicais vão reafirmar as bandeiras de luta e dizer por que o Brasil irá parar novamente.

No dia (30/06), haverá a Greve Geral que mais uma vez será realizada de forma simultânea em todo o pais. O presidente da CUT Bahia, Cedro Silva, revelou que diálogos sobre a possibilidade de uma caravana até Brasília também estão em curso.

De acordo com o presidente, as ações desenvolvidas pelas centrais sindicais estão integradas e organizadas e contam com adesão popular cada vez maior.

Com informações de Aline Damázio ( CUT-BA)

Data

12/062017

Assunto

Política Leia mais notícias sobre o assunto

Comente
comments powered by Disqus