O Brasil não quer a reforma da Previdência

Com greves, atos e protestos a classe trabalhadora deu o recado aos parlamentares e ao governo golpista. Veja o que aconteceu no país em mais este dia de luta contra a reforma de Temer

Autor: CUT
Contato: cut.org.br

Greves, manifestações, passeatas, atos gigantescos. A segunda-feira (19/02) foi, assim, um dia de luta, em todo o Brasil, marcado por ações da classe trabalhadora contra a reforma da Previdência do golpista e ilegítimo Michel Temer (MDB). Resultado da pressão das ruas, a proposta acabou sendo retirada da pauta pelo presidente do Congresso Nacional, o senador Eunício Oliveira  

A CUT, demais centrais e movimentos sociais mobilizaram, em todas as regiões do País, milhares de trabalhadores e trabalhadoras de diversas categorias, como professores, petroleiros, metalúrgicos, bancários, químicos, servidores públicos. Foi uma forte demonstração de união e garra, como disse o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, contra a nefasta reforma da Previdência, que mantém  privilégios de alguns e prejudica a maioria da população brasileira, que não conseguiria se aposentar se a medida fosse aprovada, como queria Temer.

A proposta do governo golpista aumentaria o tempo de contribuição previdenciária de homens e mulheres e poderia até diminuir o valor do benefício, entre outras medidas prejudiciais. “Seria um atentado contra os direitos de milhões de trabalhadores e trabalhadoras urbanos e rurais que contribuem a vida inteira com o INSS para garantir um futuro com o mínimo de recursos no bolso”, disse o secretário-geral nacional da CUT, Sérgio Nobre.

Vagner Freitas destaca ainda que, com a proposta do governo golpista, quem mais ganharia com essa ‘deforma’ seriam os bancos com seus planos de previdência privada que não são garantia alguma de ganho para o trabalhador.

Confira os atos realizados em todo o Brasil nesta segunda-feira:

No ABC, os metalúrgicos nem saíram de casa. Os ônibus chegaram vazios nas portas das fábricas. As paralisações atingiram as montadoras Mercedes-Benz, Scania Volkswagen, Ford e Toyota, entre outras empresas como a Otis, Grundfos Brasil, Proxyon, ZF e Magna Cosma International.

Os metalúrgicos também se mobilizaram em São Carlos (SP), paralisando as atividades na Tecumseh II. Na cidade de Matão (SP), onde realizaram assembleias que atrasaram a entrada nas fábricas. E em Sapucaia do Sul (RS), onde houve manifestação em frente à fábrica da Gerdau – a empresa foi uma das primeiras a implantar a nefasta reforma trabalhista.

Os motoristas do ABC,  de Santo André e São Bernardo do Campo, se uniram aos companheiros de Sorocaba e Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo – todas categorias de sindicados filiados a CUT -, e cruzaram os braços contra a reforma da Previdência do golpista e ilegítimo Michel Temer. 

Teve manifestação de motoristas também nas garagens de Salvador e Feira de Santana, na Bahia; Natal (RN) e Maceió (AL). Dezenas de ônibus não conseguiram circular na parte da manhã.

Teve protestos também nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, Brasília e em Porto Alegre.

Aeroporto de Brasilia, hoje cedo, recepcionando parlamentaresAeroporto de Brasilia, hoje cedo, recepcionando parlamentares

Petroleiros cruzaram os braços nas refinarias de Bacia de Campos (RJ), Repar (SP e PR), na Usina de Xisto da Petrobras, em São Mateus do Sul, no Paraná e no Terminal Paranaguá, também no Paraná. No estado de São Paulo, os petroleiros paralisaram suas atividades nos terminais de São Caetano do Sul, na Transpetro em Guarulhos e nas refinarias da Petrobras de Paulínia (Replan) e de Capuava (Recap), em Mauá. Participaram trabalhadores diretos e de empresas terceirizadas. Em Macaé (RJ), a paralisação deve continuar nesta terça-feira (20).

Bancários fecham agências em diversas capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Florianópolis, Teresina e Recife. Também teve paralisações no Banpará e Banco da Amazônia, na região Norte. Os bancários do Distrito Federal fizeram um ato no aeroporto de Brasília para recepcionas os parlamentares. E no Rio de Janeiro fizeram manifestações os bancários de Angra, de Macaé e Teresópolis. Aderiram ao movimento a categoria das cidades paulistas: Osasco, Guarulhos, ABC e cidades do interior como Catanduva e Jundiaí.

Foram realizadas manifestações em frente às agências do INSS em Porto Alegre, Curitiba, Passo Fundo, Cuiabá, Campo Grande. Em Boa Vista (RR), manifestantes ocuparam a agência do órgão. Em Criciúma (PR), Recife, Caruaru e Petrolina (PE), os trabalhadores do INSS estão parados. 

Confira o que aconteceu em cada estado:

No Acre, os professores da rede pública, funcionários dos Correios, urbanitários e professores da Universidade Federal organizaram vigília no Aeroporto e protesto no Terminal Urbano.

Em Alagoas centenas de integrantes de movimentos sociais e Sem Terra interditaram a BR 104, na altura do km 38, em União dos Palmares. Também houve interdição na BR101, no KM 179, em Teotônio Vilela.

No Amazonas, teve protesto no Distrito Industrial, Zona Sul de Manaus. A manifestação teve início por volta das 6h na bola da Suframa, um dos principais pontos de acesso para o Distrito. Em Parintins, os professores da rede estadual também se manifestaram nas ruas.

Na Bahia, na Via Parafuso, houve violência policial contra os manifestantes, que pacificamente protestavam contra a reforma da Previdência. Os policiais atiraram com balas de fuzil, borracha e bombas de gás. Os trabalhadores bloquearam por duas horas, os dois sentidos da Avenida ACM, uma das mais importantes e movimentadas de Salvador. Houve paralisações de metalúrgicos e químicos em Camaçari, região metropolitana da Capital. Pela manhã, houve mobilizações em frente às garagens de onde sairiam os ônibus intermunicipais que levariam os trabalhadores às unidades do Sistema Petrobras. Houve manifestação também na Transpetro e no Trevo da Resistência, que dá acesso à Refinaria Landulpho Alves. Em Fazenda Bálsamo, na cidade de Esplanada, os petroleiros e petroleiras também cruzaram os braços.
As manifestações lideradas pela CUT e demais centrais também mobilizaram trabalhadores no Porto de Aratu, Rótula do Abacaxi. 
No final da tarde houve uma grande mobilização, no Campo da Pólvora. Em Conceição do Coité, os povos do campo saíram em caminhada denunciando o golpe contra a classe trabalhadora. 

No Ceará, teve atos e manifestações em várias cidades, o maior deles aconteceu nesta manhã no centro de Fortaleza

No Distrito Federal, teve manifestação no aeroporto de manha e um grande ato a tarde. Cerca de 3 mil pessoas marcharam em direção ao Congresso Nacional, em Brasília

No Espírito Santo, um ato reuniu trabalhadores rurais e de outras categorias profissionais, na Praça Oito. Depois, eles saíram em caminhada até a agência do INSS, no centro de Vitória. Uma carta contra a reforma da Previdência foi entregue à população. 

Ato na capital do Espírito SantoAto na capital do Espírito Santo

Em Goiás, trabalhadores da agricultura familiar ocuparam as ruas em frente à agência do INSS de Goiânia. Os manifestantes se dirigiram em passeata até a Assembleia Legislativa do Estado.

Em Minas Gerais, os trabalhadores e as trabalhadoras da saúde realizaram uma grande assembleia de adesão à paralisação em Belo Horizonte. Em ato público unificado, que encerrou  dia nacional de mobilizações, manifestações e paralisações contra a reforma da Previdência, dirigentes e militantes das centrais sindicais, movimentos sindical, sociais, estudantis e populares ocuparam a Praça Sete, na Região Central de Belo Horizonte. 

No Mato Grosso do Sul houve protestos na Capital, Campo Grande. O ato  reuniu categorias como educadores que organizaram paralisações de uma hora nas escolas em todos os municípios do estado. E em Dourados houve manifestação no centro da cidade.

No Pará houve uma grande passeata que contou com grande participação dos trabalhadores da agricultura e outras categorias em Belém.

No Paraná, no centro de Curitiba  houve manifestação com panfletagem no Terminal Guadalupe, caminhada no centro até a Boca Maldita e aula pública sobre o que representa essa reforma da Previdência para milhões de brasileiros que não conseguirão se aposentar, além de paralisações em unidades da Petrobras em todo o Estado. Em Maringá (PR), manifestantes ocuparam o escritório político do ministro Ricardo Barros.

Em Pernambuco, petroleiros da refinaria Abreu e Lima (PE), trabalhadores da Receita Federal, metalúrgicos, professores, bancários, previdência, municipais e outras categorias aderiram à paralisação. No fim da tarde, teve ato político no Parque 13 de Maio. Cinco mil pessoas participaram do ato.  

Refinaria Abreu e Lima, SUAPE-PERefinaria Abreu e Lima, SUAPE-PE

No Piauí, em Teresina, a manifestação contra a reforma da previdência foi na Praça Rio Branco, no centro da Capital. Houve uma grande manifestação nas principais ruas e avenidas do centro da capital que contou com a participação de servidores, agricultores familiares e outras categorias.  

No Rio de Janeiro, em Casimiro de Abreu (RJ), manifestantes interditaram a BR-101. Professores, petroleiros, bancários do Rio, de Campos e Macaé e outras categorias também se manifestaram contra a reforma. No fim da tarde teve ato público na Candelária.

 

No Rio Grande do Norte, trabalhadores do setor de asseio e limpeza, motoristas entraram na luta contra a reforma Previdenciária.

No Rio Grande do Sul, teve manifestação no saguão de embarque do aeroporto de Porto Alegre, depois, os trabalhadores e trabalhadoras se deslocaram até a Estação Rodoviária, no centro da capital gaúcha, onde fizeram às 7h outra concentração, com panfletagem aos usuários de ônibus e do Trensurb. Além disso, eles levantaram cartazes, faixas e bandeiras, gritando palavras de ordem, enquanto dirigentes de entidades de diferentes categorias falavam para a população. Às 8h30, os participantes saíram em marcha até o prédio do INSS, na Travessa Cinco Paus, ao lado do Mercado Público, onde foi realizada, às 9h, outra manifestação. Às 17 horas, teve ato na Esquina Democrática.

Em Santa Catarina, as cidades de Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça amanheceram sem ônibus, sem coleta de lixo. A paralisação deve durar 24h. Rodovias também foram interditadas. 

Ainda no Estado, os trabalhadores da agricultura familiar se somaram à luta contra a reforma da Previdência e realizaram manifestação em frente à multinacional Havan. Trabalhadores da limpeza de Florianópolis (COMCAP) também pararam nesta segunda-feira.

Houve passeata no centro da Capital em defesa da aposentadoria. Na cidade de Rio do Sul, trabalhadores da Agricultura Familiar da Fetraf ocuparam a frente da agência do Bradesco e denunciaram as dívidas do banco à Previdência.

Também ocorreram manifestações nas cidades de: Caçador, Lages, Joinville,  Jaraguá do Sul, Criciúma e em Blumenau.

Em São Paulo os movimentos populares fecharam as rodovias Régis Bittencourt, no Km 274, e Dutra, no Km 214. E os Químicos de São Paulo fecharam o cruzamento da Avenida Nações Unidas/Interlagos.  Em São Bernardo, a empresa plástica Faurecia e a farmacêutica UCI-Farma estão paradas. 

Em Sergipe, 14 categorias de trabalhadores aderiram à greve e realizaram dois grandes protestos em Aracaju. Pela manhã, a agência do INSS da Avenida Ivo do Prado ficou repleta de manifestantes. À tarde, em frente ao Palácio do Governo, servidores públicos da ativa e aposentados denunciaram o governo Jackson Barreto (MDB) por implantar em Sergipe a mesma política do governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB) de massacre aos aposentados, perseguição aos trabalhadores e desmonte do Estado. Os professores municipais de Aracaju aderiram à greve em defesa da aposentadoria. Cerca de 30 mil alunos não tiveram aula em 75 escolas municipais.Cerca de 30 mil alunos não tiveram aula em 75 escolas municipais.

Fonte: www.cut.org.br

Data

20/02/2018

Assunto

Previdência Leia mais notícias sobre o assunto

Comente
comments powered by Disqus