13 de maio: dia de protestar, não de comemorar

Autor: spbancarios.com.br
Contato: cpd@sinttel.org.br

Em 13 de maio de 1888, a princesa Isabel, herdeira do trono no Brasil, assinou a Lei Áurea, que oficialmente extinguiu a escravidão no país. A princesa e seu feito são reverenciados nos livros escolares de história e a data, Dia da Abolição da Escravatura, foi instituída no calendário oficial como algo a ser comemorado. Mas para o movimento negro não há o que festejar.

“Os livros de história colocam a princesa Isabel com heroína, e os negros como finalmente livres. O movimento negro, no entanto, luta para trazer à tona a verdadeira história: de que a abolição só existiu no papel. E a escravidão foi oficialmente abolida não por vontade da princesa, mas porque o sistema econômico na época achava mais rentável ter trabalhadores assalariados livres, contanto que fossem europeus”, ressalta o dirigente sindical Fábio Pereira, integrante do Coletivo de Combate ao Racismo do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

O bancário ressalta que a Lei Áurea não foi acompanhada de políticas sociais necessárias para integrar os ex-escravos à sociedade, como reivindicavam à época os abolicionistas. Dessa forma, eles foram relegados à margem e até os dias de hoje a população negra permanece excluída.

“Depois de muita luta das negras e negros no Brasil Colônia e no período imperial, como a do Quilombo dos Palmares e as revoltas dos Malês, Balaiada, Sabinada, Cabanagem, por exemplo, a lei Áurea veio, mas veio sem nenhuma reparação moral ou econômica. Não garantiu inclusão social. Muitos permaneceram na própria fazenda onde trabalhavam como escravos por não ter para onde ir, outros largados à própria sorte passaram a ser marginalizados e discriminados, dando início às mazelas que combatemos até hoje: discriminação, pobreza, falta de oportunidades e de trabalho decente para a população negra”, acrescenta Fábio.



Dados do IBGE (PNAD) comprovam: dos 13 milhões de brasileiros desocupados em 2017, 8,3 milhões eram pretos ou pardos, ou seja, 63,7% deles. A Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar 2017 também apontou que o rendimento dos trabalhadores pretos ou pardos era de R$ 1.531,00, enquanto de trabalhadores brancos era de R$ 2.757,00.

Autor: Redação Spbancarios Leia a matéria na integra: http://spbancarios.com.br/05/2019/13-de-maio-dia-de-protestar-nao-de-comemorar

Data

13/05/2019

Assunto

Curiosidade Leia mais notícias sobre o assunto

Comente
comments powered by Disqus