Respeitem protocolos de Saúde e que garantam a segurança dos trabalhadores contra a CODID-19.

Autor: Redação Sinttel-DF
Contato: sinttel-df@sinttel.org.br


Sinttel-DF cobra de empresas de Call Center’s que respeitem protocolos de Saúde e que garantam a segurança dos trabalhadores contra a CODID-19.

Em meio a uma pandemia causada pelo COVID-19 e diante do caos instaurado, o sindicato encaminhou para TODAS as empresas de Call Center correspondência exigindo a observância medidas para garantir a saúde, integridade e bem estar dos empregados desta atividade.

Na última sexta-feira, 20/03/2020, o Sinttel-DF este reunido com a BRB Serviços, empresa do grupo do Banco Regional de Brasilia – BRB, para tratar de medidas efetivas para conter o avanço e os riscos da pandemia na empresa. Na reunião e, diante da impossibilidade de interrupção dos serviços foram garantidas várias medidas consideradas imprescindíveis pelo sindicato. Dentre as medidas tomadas estão:

1) O reforço na higienização e limpeza da empresa (elevadores, copa, banheiros, corrimão das escadas, computadores, mesas, cadeiras, maçaneta das portas, ar condicionado, entre outros);

2) Disponibilização em áreas comum de livre circulação de dispensers de álcool em gel;

3) Medidas para garantir a redução da aglomeração dos empregados, como a separação dos empregados do Call Center em ao menos dois locais (Asa Norte e Asa Sul);

4) A distribuição de tubos de álcool em gel para todos os trabalhadores (inclusive, aos que trabalham nos postos de bilhetagem);

5) A adoção de Home Office para todos os empregados considerados grupo de risco (maiores de 60 anos, gestantes, portadoras de doenças crônicas, e pessoas que tiveram contato direto com alguém que testado positivo para corona vírus);

6) A adoção de Home Office no Call Center, na proporção de 30% da operação;

7) A adoção de Home Office na proporção de 50% dos empregados administrativos;

8) Abertura de janelas, para maior circulação do ar;

9) Adoção de aferição da temperatura de todos os empregados na entrada da empresa, para triar qualquer empregado que apresente febre superior a 37,8o C;

10) Suspensão por tempo indeterminado de reuniões, treinamentos e outros;

Segundo o Presidente da BRB serviços, Marcos Fernando, as medidas adotadas pela BRB Serviços estão em conformidade com os protocolos de segurança e proteção dos órgãos de saúde (Secretaria de saúde, Ministério da Saúde e Organização Mundial da saúde) “instauramos um comitê de crise e medidas estão sendo tomadas”, garantiu Marcos.

Para o diretor do Sinttel-DF, Leandro Fonseca, os empregados precisam de segurança no ambiente de trabalho , e que as empresas observem rigorosamente que determina a LEI No 13.979, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do COVID-19 . Caso contrário, o pânico pode tornar a execução do trabalho impossível “Diante do temor que toma conta de todos, é direito do trabalhador ter a certeza de que o seu ambiente de trabalho é seguro, e que os protocolos mínimos de proteção e segurança estão sendo seguidos”.

Para o presidente do Sinttel-DF, Brigido Ramos, o advento do Covid-19, demostra o quanto o trabalhador em teleatendimento está vulnerável e o quanto ele é importante em momentos como estes. “Esta categoria foi historicamente negligenciada pelas autoridades deste país, tanto que a atividade ainda não foi regulamentada. Precisou de uma pandemia para que ficasse claro que a atividade de Teleatendimento (Call Center) é essencial. Lembrou ainda que a lei referente ao Coronavírus, diz que será considerada falta justificada a ausência por quarentena ou isolamento durante o período de emergência, desde que o laudo tenha sido emitido pelo profissional de saúde.

O Sinttel-DF aguarda ainda uma resposta do Executivo local sobre a continuidade do funcionamento dos Call Center’s, isso porque na última semana, o sindicato encaminhou um ofício ao Governador Ibaneis Rocha, solicitando o fechamento das centrais de atendimento no Distrito Federal. Enquanto isso não acontece, o sindicato continuará cobrando das empresas para que adotem medidas de proteção aos trabalhadores.

Data

24/03/2020

Assunto

Informe Leia mais notícias sobre o assunto

Comente
comments powered by Disqus