FÓRUM ALTERNATIVO MUNDIAL DA ÁGUA: ESPAÇO PARA A MANIFESTAÇÃO DO CIDADÃO.

Cartilha publicada pelo Sinttel-DF “O Planeta Depende de Você” aborda o tema para sensibilizar trabalhadores e sociedade.

Autor: Redação Sinttel
Contato: imprensa@sinttel.org.br

O 8º Fórum Mundial da Água acontece de 18 a 23 de março, em Brasília, reúne certa de 170 países. Em se tratando da importância da água para a sustentabilidade do planeta, as atenções do mundo estão voltadas para a capital do Brasil. Por outro lado, o Fórum Alternativo Mundial da Água mostra a sua força promovendo debates, atividades socioculturais, seminários, entre outras ações.

Em meio a uma crise hídrica, que pela primeira vez afeta Brasília desde que foi inaugurada em 21 de abril de 1960, os governos tentam buscar soluções para evitar o colapso global no abastecimento de água potável. Certamente, é um grande desafio para os governos conciliar desenvolvimento econômico preservando as reservas hídricas do planeta.

A questão da água não interessa somente às grandes potências mundiais. A sociedade civil organizada está tornando esse debate mais amplo com a realização do Fórum Alternativo Mundial da Água, que aponta a falta de independência, representatividade e legitimidade do conselho organizador, por estar comprometido com empresas que têm como objetivo a mercantilização da água.

É preciso deixar claro que as grandes empresas – sejam elas nacionais e multinacionais – são as principais responsáveis pelo desmatamento e exploração indiscriminada dos nossos recursos naturais. Para piorar, o Estado é omisso e não penaliza exemplarmente aqueles que desenvolvem suas atividades comerciais à margem da lei, prejudicando diretamente milhões de pessoas pelo mundo a fora. Mais que isso, ocupações irregulares se proliferam com a conivência de governos inescrupulosos cujos gestores se beneficiam direta ou indiretamente dessas ações criminosas.

Para o Sinttel-DF, cuidar do meio ambiente e proteger nossas riquezas hídricas deve ser uma missão de todos, que começa com pequenas atitudes dentro no nosso lar e também no ambiente de trabalho. Para chamar a atenção e sensibilizar a sociedade e os trabalhadores para a importância do tema, o sindicato produziu a cartilha "O Planeta Depende de Você". A publicação, que foi editada pelo jornalista Evandro Sada, pode ser baixada direto do portal e reproduzida livremente.

Data

20/03/2018

Assunto

Especial Leia mais notícias sobre o assunto

Comente
comments powered by Disqus