Trabalhadores se reúnem com o ministro das Comunicações Ricardo Berzoini

Na pauta, a universalização das telecomunicações, precarização das condições de trabalho e qualidade dos serviços prestados.

Autor: Redação Sinttel-DF
Contato: imprensa@sinttel.org.br

Nessa quarta-feira (11/3), a Federação Interestadual dos Trabalhadores e Pesquisadores em Serviços de Telecomunicações - Fitratelp e seus sindicatos filiados, entre eles o Sinttel-DF, se reuniram em Brasília com o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini. Além de questões trabalhistas, as entidades reivindicaram a participação efetiva dos trabalhadores nos conselhos das empresas.

De acordo com o presidente do Sinttel-DF, Brígido Ramos, o momento serviu para apresentar as preocupações e propostas dos trabalhadores em telecomunicações não somente com as questões ligadas às condições de trabalho, mas também com os temas de interesse da sociedade brasileira. “Foi importante porque o ministro se mostrou interessado em continuar debatendo os assuntos de interesse nacional abordados na audiência”, afirmou Brígido.

No encontro, os dirigentes sindicais também apresentaram ao ministro uma pauta contendo suas preocupações e reivindicações com relação à universalização das telecomunicações com Banda Larga para todos, à precarização das condições de trabalho nas empresas e a má qualidade dos serviços de telefonia e internet prestados pelas operadoras.

CPqD

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) é responsável pelo desenvolvimento da evolução tecnológica, com tradição em pesquisa. Mas, infelizmente, após a privatização das telecomunicações o centro foi relegado a um segundo plano. “Solicitamos que o CPqD fosse colocado em evidência novamente, para que esteja voltado à pesquisa e ao desenvolvimento em telecomunicações do país”, afirmou o presidente da Fetratelp João de Moura Neto.

Trabalhadores Terceirizados

Durante a audiência, foram apresentados dados estatísticos sobre a realidade dos trabalhadores terceirizados no Brasil. Objetivo era alertar o ministério para a precarização da mão de obra terceirizada cada vez mais acentuada e extremamente degradante, o que coloca em risco à saúde de milhares de trabalhadores em telecomunicações, call center e teleatendimento pelo país a fora.

Telebras

Os dirigente sindicais destacaram a importância do fortalecimento da Telebras, bem como do seu papel na implantação do Plano Nacional de Banda Larga para todos, disponibilizando na porta dos municípios brasileiros o serviço a ser prestado por provedores de acesso à Internet, fomentando a economia local e levando ao cidadão do interior do Brasil acesso a escolas, aos postos de saúde e demais serviços públicos.

Na avaliação dos sindicalistas, a audiência com o Berzoini foi positiva, uma vez que foram entregues e discutidas as propostas concretas da categoria para serem analisadas pelo Ministério das Comunicações. No fim do encontro, o ministro sugeriu que fosse estabelecida uma agenda para dar prosseguimento aos debates dos temas apresentados.

Fotos: Edvaldo Ferreira

Data

12/03/2015

Assunto

Sindicalismo Leia mais notícias sobre o assunto

Comente
comments powered by Disqus