Sindicato na luta contra as demissões no contrato da Secretaria de Direitos Humanos

Novo contrato vai precarizar as condições de trabalho no Call Center

Autor: Redação Sinttel-DF
Contato: imprensa@sinttel.org.br

Na terça e quarta-feira (1 e 2/7), os trabalhadores da Call Tecnologia que prestam serviços no Call Center da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) se reuniram em assembleia geral permanente, para protestar contra a ameaça de demissões devido às condições estabelecidas na licitação do novo contrato.

De acordo com as informações levantadas pelo sindicato é praticamente impossível a empresa manter esses empregos nas mesmas condições praticadas hoje. Isso significa a demissão sumária dos atuais trabalhadores de Brasília e novas contratações com salários e benefícios menores em outra capital.

Para o diretor do Sinttel-DF Leandro Fonseca, a SDH está oficializando a precarização das condições de trabalho no país. "Não podemos aceitar que a secretaria ligada aos direitos humanos pratique atos tão desumanos com seus trabalhadores”, enfatizou Leandro.

No contrato são aproximadamente 500 trabalhadores qualificados e com formação de nível superior, que atendem, por exemplo, pessoas em situação vulnerável ou sob ameaças. “Estamos diante de uma situação vergonhosa e contraditória, onde o Estado diz que é contra mas no entanto favorece a precarização”, afirmou o diretor do Sinttel-DF Clemilton Saraiva.

O Sinttel-DF cumpriu o seu papel mobilizando os trabalhadores na porta da empresa e continuará defendendo os empregos dos companheiros em novas instâncias. Devido à pressão da categoria, a secretaria não divulgou o resultado do pregão na quarta-feira e agendou uma reunião com o sindicato na próxima sexta-feira (10/07).

O sindicato alerta que a demissão de trabalhadores experientes e qualificados vai prejudicar sociedade, que na maioria das vezes recorre a esse serviço em busca de ajuda e orientação. “Quando alguém precisa do serviço do Call Center e não é bem atendido a sua situação poderá se agravar ainda mais”, acrescentou Leandro.

O Sinttel-DF repudia a atitude impensada e desumana dessa secretaria e continuará através dos meios legais lutando para manter os empregos dos trabalhadores. Lembramos que a vitória depende da continuidade da efetiva participação da categoria junto ao seu sindicato.

Nota: No vídeo, tomamos o cuidado de proteger os trabalhadores, devido às atividades sigilosas que eles desenvolvem.

Data

03/07/2015

Veja mais notícias sobre o assunto, compartilhe essa notícia

Direito do Trabalhador

Comente